Descoberta Científica Histórica em Rosário do Sul: Pesquisadores Encontram Pegadas de Dinossauros Inéditas.
Data de Publicação: 27 de março de 2025
Crédito da Matéria: Erick Dalbão: Assessor de Imprensa
Fotos: Denner e Paula mostram fóssil com pegada em relevo 2D, já erodida. — Foto: Nicole Trevisol / Secom-UFRGS.
Pegada Carnívora Preservada em Detalhes
De acordo com o pesquisador Denner Deiques Cardoso, do Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGGeo) da UFRGS, a pegada mais relevante foi encontrada em 2018 e está excepcionalmente preservada. Nela, é possível identificar claramente o relevo dos três dedos do dinossauro (dedo 2, dedo 3 e dedo 4) e até mesmo a marca de uma garra — algo raro em registros fossilizados devido à ação do tempo e à erosão.
"As outras pegadas estão muito erodidas, como se fossem desenhos em 2D, e as morfologias são vistas com menos detalhes. Nesta, conseguimos ver muito bem todo o seu relevo, inclusive a marca de garra, que nem sempre dá pra ver por conta da erosão", explicou o pesquisador Denner Cardoso.
Importância Científica e Reconhecimento Internacional
A descoberta foi documentada no artigo científico “Pegadas de dinossauros da Formação Guará (Brasil) lança luz sobre a biodiversidade de um deserto úmido do Jurássico Superior na América do Sul”, publicado na revista internacional Journal of South American Earth Sciences.
Esse estudo faz parte da pesquisa de doutorado de Denner Deiques Cardoso e contou com a colaboração dos professores Paula Dentzien Dias Francischini e Heitor Roberto Dias Francischini, do Instituto de Geociências da UFRGS (Igeo/UFRGS), e do professor André Barcelos Silveira, atualmente docente da Universidade Federal de Uberlândia.
Rio Grande do Sul: Um Tesouro Paleontológico
O Rio Grande do Sul é conhecido por abrigar rochas de diferentes períodos geológicos e por seu vasto acervo de fósseis do Período Triássico e Jurássico. A cada nova descoberta, o estado reafirma seu papel como um dos principais polos de estudos paleontológicos do Brasil e do mundo.
Para Rosário do Sul, essa descoberta não apenas reforça sua importância histórica e natural, mas também traz uma oportunidade de valorização do patrimônio científico local e do turismo paleontológico.
Orgulho para Rosário do Sul e para a Ciência
A Prefeitura de Rosário do Sul parabeniza os pesquisadores e agradece por trazerem à luz mais um capítulo da fascinante história do nosso território. Essas pegadas são testemunhas de um passado remoto, que continua ecoando até hoje nas paisagens e descobertas que fazem nossa cidade se destacar.