Banco Vermelho reforça compromisso de Rosário no combate à violência contra a mulher


Secretarias: Gabinete do Prefeito
Data de Publicação: 26 de novembro de 2025
Crédito da Matéria: Dyuli Soares - Agente de Comunicação
Fotos: Lívia Severo - Divulgação

Rosário do Sul deu um passo simbólico e fundamental na defesa da vida das mulheres ao inaugurar, na tarde desta terça-feira (25), o Banco Vermelho, instalado como marco permanente de conscientização e enfrentamento à violência de gênero. A iniciativa integra ações do município voltadas à proteção, acolhimento e informação para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Símbolo internacional da luta contra o feminicídio, o banco chega acompanhado de um forte apelo à reflexão diante da realidade alarmante do Rio Grande do Sul: de janeiro a outubro, 69 mulheres foram mortas no estado. São vidas interrompidas por um ciclo de violência que, na maioria das vezes, começa muito antes. Mais da metade dessas mulheres (54,7%) já havia sofrido violência anteriormente, e os dados também que 64,3% das vítimas eram meninas e mulheres negras.

Durante o ato, foi destacado que a violência não se inicia no golpe fatal, mas nas formas silenciosas e muitas vezes naturalizadas de desrespeito; como humilhações, controle excessivo e agressões psicológicas. Para fortalecer a rede de apoio, o Banco Vermelho conta com um QR code que direciona ao Mapa de Acolhimento, ferramenta que reúne todos os pontos de ajuda disponíveis no município. A partir dele, mulheres que enfrentam qualquer tipo de agressão podem acessar, de forma rápida e discreta, os serviços de orientação, denúncia e proteção.

O Banco Vermelho agora integra o espaço urbano como um lembrete constante de que cada vida importa e de que nenhuma mulher deve enfrentar a violência sozinha.


MEDIDA SITE .png
© Copyright 2026 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Rosário do Sul/RS